sexta-feira, 1 de abril de 2011

É Gripe, Resfriado, Sinusite ou Rinite Alérgica?

* Resfriado

 É causado pelo rinovírus, que pode ser adquirido através do contato do vírus com o revestimento interno do nariz. Isso acontece quando alguém contaminado entra em contato com alguém não contaminado e transmite o vírus, através do uso de objetos (quando, por exemplo, o contaminado utiliza um objeto como um copo ou colher, utilizado em seguida por alguém não contaminado), ou do toque (a mais comum é a do filho contaminado que através do toque ou do beijo no rosto da mãe, passa o vírus para ela). Os sintomas mais comuns são secreção nasal, voz analasada, rouquidão e dores de cabeça. Os sintomas provocados pelo rinovírus usualmente são leves e não ultrapassam 7 dias.



* Gripe

É uma doença infecciosa, causada pelo vírus Influenza, que se espalha muito facilmente pelo ar e que produz sintomas bem mais intensos que o resfriado comum. Quando a pessoa com gripe espirra ou fala, gotículas com o vírus ficam dispersas pelo ar, prontos para contaminar outra pessoa que os inalar. O vírus Influenza possui diversos "revestimentos" que se modificam constantemente. Isto faz com que o organismo tenha dificuldade de se defender. A pessoa com gripe apresenta febre alta, dores musculares e de cabeça, cansaço e obstrução nasal. O ciclo da doença dificilmente ultrapassa dez dias, tempo que varia conforme o sistema imunológico do paciente. Para o tratamento da gripe, recomenda-se repouso, alimentação balanceada e ingestão abundante de líquidos. O uso de descongestionantes nasais, analgésicos e antitérmicos deve ser administrado conforme orientação médica. Deve ser evitado o uso de antibióticos sem orientação médica.



* Sinusite

Ocorre quando existe comprometimento dos seis da face (cavidades ocas e cheias de ar que todas as pessoas apresentam). A sinusite costuma ocorrer conjuntamente com os quadros virais (resfriado comum e gripe) e resolve espontaneamente na maioria dos casos em até 10 dias. Os sintomas mais marcantes são a obstrução e a congestão nasal, pressão e dor na face e nos dentes superiores, alteração do olfato e secreção nasal de cor variável. Além disto pode aparecer tosse e mau hálito. O tratamento costuma ser o mesmo das gripes. Contudo, quando os sintomas ao invés de melhorar, pioram a partir do 4° - 5° dia, ou quando persistem por mais de 10 dias, pode ser indicação de complicação por bactéria. Nestes casos, pode ser necessário a utilização de medicamentos mais específicos receitados pelo médico. Em alguns casos os sintomas persistem mesmo com diversos tratamentos médicos. A avaliação do otorrinolaringologista é muito importante neste momento.



* Rinite Alérgica

É uma inflamação no revestimento interno do nariz e se caracteriza por quatro sintomas básicos: nariz entupido, secreção nasal tipo água de torneira, espirros e coceira no nariz. Os sintomas são manifestados minutos após o contato com o alérgeno (substância que provoca a alergia) e ocorrem nos 2 lados do nariz. Ao contrário da gripe, do resfriado e da sinusite, os pacientes não apresentam desconfortos como dores musculares, febre ou indisposições. Os sintomas pode ocorrer de forma intermitente ou serem persistentes de acordo com o tipo de agente causador (ex: pó caseiro e pêlo de animais produzem rinite persistente; pólen produz rinite intermitente). Para o tratamento da rinite alérgica, é indicada a limpeza do ambiente, para que sejam retirados os alérgenos. Além disto, é necessário tratamento medicamentoso durante as crises e também preventivo. Alguns casos podem requer vacinas (imunoterapia) e cirurgias nasais (ex. cirurgia dos cornetos nasais). Deve ser evitado o uso de gotas nasais descongestionantes pois geram dependência química.



Agora me diga, em qual desses você se encaixa...

Beijokass

Um comentário:

  1. Oi Tati!

    Obrigada pela visita ao Moda Custom! Sobre a saia de tule, já recebi alguns pedidos para ensinar a fazer. Mas fiz uma pesquisa no blog e constatei que a maioria das leitoras não tem máquina de costura. Então evito fazer peças que precisam do uso de máquina, como no caso a saia.

    Beijoos

    modacustom.blogspot.com

    ResponderExcluir