quinta-feira, 5 de maio de 2011

Controle o peso durante o inverno

O inverno é uma época em que a nossa vontade de comer aumenta, mas a vontade de praticar exercícios diminui. Isso ajuda no aumento dos ponteiros da balança, mas que não percebemos devido a estação. Quando isso acontece, as mulheres se preocupam e já correm fazer uma dieta maluca para voltar ao peso ideal rapidamente. Mas nessa vontade de voltar ao seu peso inicial, a saúde poderá ser prejudicada.
Segundo estudos, a fome que sentimos no inverno, está relacionada a adaptação do organismo com a temperatura fria e com a diminuição do consumo de água, que é muito menos comparado ao verão. Quando o frio chega, preferimos ingerir alimentos mais quenters e calóricos, mas que são digeridos mais lentamente.

O sedentarismo também prevalece nessa época, pois a pessoa fica mais preguiçosa e na maioria das vezes, troca o horário das atividades físicas para ficar em casa, embaixo das cobertas e comendo algo. Esse é o perigo, pois faz com que a pessoa acostume a ter maus hábitos e perca o controle do peso.

Para controlar o peso não é necesário comer alimentos típicos da estação mas sim saber controlar as refeições, evitar os excessos e deixar a preguiça de lado e praticar exercícios físicos mesmo estando muito frio.

O consumo de frutas e verduras não deve ser deixado de lado, pois possuem muitas vitaminas e ajudam no equilíbrio do nosso organismo, melhorando até mesmo o aspecto da pele. Caso não queira consumir a fruta inteira, prepare sucos para serem consumidos durante o dia. Já as verduras, se não forem consumidas frescas, poderão ser adicionadas a sopas ou saladas quentes refogadas.

* Dicas para ter uma boa alimentação no inverno *

- A alimentação deve ser feita de 03 em 03 horas, em quantidades moderadas;
- Substitua o leite integral por desnatado, chocolate por chá e açúcar por adoçante;
- Evite o consumo exagerado de carnes gordurosas, invista em pratos mais saudáveis acompanhados de salada com verduras cozidas;
- O consumo de fibras, além de ajudar no funcionamento do intestino, dá a sensação de saciedade prolongada ao organismo e evita o exagero nas próximas refeições;
- Invista em sopas e caldos com bastante verduras e substitua doces calóricos por uma salada de frutas;
- Prepare vitaminas e sucos;
- Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Uma taça de vinho por dia é saudável e faz bem;
- Mesmo sem muita vontade, consuma muita água por dia. De preferência, 02 litros;
- Pratique exercícios. Fazer caminhadas de 30 minutos por dia é o essencial para controlar o peso e te deixar saudável.

Com essas dicas, você manterá o seu peso ideal mesmo no inverno e não precisará fazer muitos sacrifícios para emagrecer quando chegar o verão.

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