domingo, 15 de maio de 2011

Drenagem Linfática Manual

O que é a Drenagem Linfática?

É uma técnica usada para drenar e limpar macromoléculas e resíduos celulares que devido ao seu tamanho não entram no sistema venoso acabando no organismo devido a má drenagem linfátgica do organismo. 

A Drenagem Linfática Manual faz uso de movimentos suaves e cadenciados para relaxar o corpo e abrir os capilares linfáticos e introduzir neles as macromoléculas e os resíduos celulares. Esses resíduos e as macromoléculas são responsáveis pela acumulação de água e de gordura, criando celulite, problemas musculares, articulares, entre outros. Além de ativar os gânglios linfáticos, combate infecções e estimulam defesas imunológicas, fazendo a prevenção das mesmas.

Seu objetivo tem funções benéficas como redução de edemas linfáticos, inchaços pós-operatórios, linfedema, celulite, retenção hídrica, acne, etc., estimulando a regeneração e a defesa dos tecidos, aumentando a duirese (urina) e a eliminação de toxinas.

Tem como efeitos:

1- Circulação Sanguínea: A pressão exercida age sobre a circulação sanguínea venosa, deslocando-a em direção centrípeta.
2- Metabolismo: Alguns processos metabólicos locais como nutrição celular, são beneficiadas.
3- Tecido Muscular: Provocam relaxamento da musculatur, favorecendo a eliminação do ácido láctico nos músculos que foram submetidos a exercícios prolongados, também melhora a nutrição das células musculares.
4- Pele: O aquecimento da pele é reduzido. Esse efeito é positivo, pois, caso contrário, não seria indicado em casos de pele avermelhada. Dimunui inchaços, desintoxicação dos tecidos, melhora da oxigenação e da nutrição celular.
5- Sistema Nervoso: Os contatos no nível da pele transmitem aos receptores estímulos que serão interpretados pelo sistema nervoso autônomo, diminuindo a sensação de dor no local e promovendo bem-estar.
6- Efeito Estético: Eliminação ou amolecimento de aderências e retratações cicatriciais.

Indicações:

- Linfoedema Primário e Secundário;
- Linfoedema do braço pós-mastectomia (cirurgia na mama);
- Edemas pós-operatórios e póstraumáticos;
- Problemas circulatórios;
- Pós-cirurgia plástica;
- Pós-lipoaspiração;
- Sinusite, Rinite e Otite;
- Varizes e pernas cansadas;
- Edemas da Gravidez;
- Enxaquecas;
- Artroses, Artrites e Gota;
- Tendinites;
- Celulite.

Contra-Indicações:

- Erupção de pele;
- Infecção e ferimentos;
- Neurites;
- Câncer;
- Varizes graves (trombose);
- Processo inflamatório agudo;
- Asma;
- Tuberculose;
- Hipotensão arterial;
- Hipertireoidismo;
- Problema cardíaco;
- Febre.

Um comentário:

  1. adoreii seu blog,ja estou seguindo,segue o meu tambem?


    www.pintaaqui.blogspot.com

    ResponderExcluir