domingo, 31 de março de 2013

Anorexia

A anorexia é um distúrbio alimentar, podendo ser causada por questões familiares, sociais ou culturais. Caracteriza-se pelo medo de ganhar peso. Esse medo provoca problemas psiquiátricos graves.
O que acontece é que a pessoa anoréxica se olha no espelho e se vê obesa, embora esteja magra. Essa mesma pessoa pode além de ter anorexia, apresentar sintomas de bulimia.

A doença atinge geralmente mulheres adolescentes, jovens ou adultas e pode também ser comum em profissões como: bailarinas, atletas olímpicos, jóqueis, pois sofrem pressões para reduzir o peso corporal para melhorar sua performance.

Existem riscos clínicos quando a pessoa possui essa doença, podendo levar à morte por inanição, desequilíbrio dos componentes sanguíneos ou suicídio. O(a) anoréxico(a) se limita a quantidade de comida ingerida, comendo muito pouco, por isso os problemas de saúde aparecem diversas vezes.

As pessoas que possuem a doença não assumem que estão doentes. Por isso a família e os amigos devem ajudar a procurar um profissional capacitado.

Sintomas


* Perda de peso em curto espaço de tempo;
* Depressão, ansiedade, irritabilidade;
* Exercícios físicos intensos e em excesso;
* Isolamento da família e amigos;
* Comer escondido;
* Amenorréia (Interrupção do ciclo menstrual);
* Regressão de características femininas;
* Obsessão pelo peso corporal;
* Recusa em participar de refeições junto à familia;
* Pele extremamente seca;
* Saltar refeições;
* Doenças frequentes;
* Fadiga;
* Sono excessivo.

Causas

* Predisposição genética;
* Conceito atual de moda que determina a beleza e elegância;
* Pressão da família ou grupo social;
* Alterações neuroquímicas cerebrais, especialmente na concentração de serotonina e noradrenalina.

Complicações Médicas

* Desnutrição;
* Desidratação;
* Hipotensão;
* Anemia;
* Redução de massa muscular;
* Intolerância ao frio;
* Osteoporose;
* Em alguns casos, infertilidade.

Tratamento

Logo no início da descoberta da doença, a pessoa deverá ser encaminhada ao um profissional da saúde, geralmente um psiquiatra. Após o diagnóstico, o tratamento é iniciado por uma equipe de médicos (psicólogo, psiquiatra, clínico e nutricionista) que realizará interação dos problemas emocionais e fisiológicos que o transtorno envolve. Dependendo da situação, a pessoa poderá ser hospitalizada.

Não há a necessidade de medicamentos. Pode-se indicar algum antidepressivo pois ajuda a aliviar transtornos depressivos, compulsivos e de ansiedade.

3 comentários:

  1. Olá tenho uma amiga que não tem todos os sintomas mais dois que acho bem marcantes como a perda de peso muito rápido e exercícios em excesso ela treina em duas academias pois uma tem um horário mais flexível que a outra se uma fecha ela vai na outra um vicio e come bem pouco e toma suplementos que dão energia a ela e consequentemente ajudam a queimar gordura mas ela já está bem magra sinto que ela tem vontade de comer por exemplo tomar café a tarde com pão manteiga café e leite em cada comercio que passamos que vende alimentos ela fica só sentindo o cheiro e diz que é o suficiente só vejo ela comendo de verdade nas festas de família tipo nata,ano novo .Será que ela pode estar tendo sintomas de bulimia e evoluindo para anorexia ou só é anorexia quando vemos que a pessoa tá só osso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! O ideal seria ela se consultar com uma nutricionista e psicólogo. Caso ela não queira ou ache normal, tente conversar com ela aos poucos. Pq se vc chegar na pressão ela pode se esquivar e não conversar com vc.

      Excluir
  2. Olá amigos. Adorei a matéria e seu blog. Essa questão da anorexia é muito delicada e importante. Visite nosso blog de estética http://casadoesteticista.blogspot.com.br/ Temos várias novidades! Abraços!

    ResponderExcluir