segunda-feira, 4 de março de 2013

Mitos sobre dieta

Algumas pessoas acham que o fato de ter que fazer uma dieta, é diretamente relacionado a abrir mão de comer alguns alimentos que gostamos. Isso pode até mesmo desanimar a pessoa que pretende fazer a dieta.

Conheça alguns mitos sobre as dietas.


Dieta é remédio?

Com relação a dieta, você não pode pensar que irá resolver apenas um problema, como sobrepeso ou obesidade. A dietoterapia é constante, sem data para terminar, por isso é mais conhecida como educação alimentar.

Comer pouco e muitas vezes é o segredo?

Fracionar as refeições em cinco ou seis vezes por dia é o correto, mas sempre encarando como uma refeição completa.
Evitar se alimentar em frente a TV ou quando estiver entretido com algo, pois o cérebro poderá fazer com que os sinais da fome reapareçam rapidamente.

Carne vermelha é a vilã?

Não. A carne vermelha é uma importante fonte de nutrientes e ajuda a evitar anemia em fases de crescimento acelerado.

Controlar calorias evita engordar?

Fazer uma dieta pensando no consumo baixo de calorias poderá ser perigoso, visto que poderá abrir mão de vários nutrientes essenciais para o organismo.
O indicado é escolher uma alimentação balanceada, onde supra as necessidades energéticas do organismo, sem deixar faltar proteínas, minerais, vitaminas e outros elementos.

Muita proteína ajuda a ganhar massa muscular?

Tanto a falta como o excesso são nocivos ao organismo. Por exemplo, no caso das proteínas, o consumo excessivo poderá estimular a formação de cálculos renais.

Alimentos saudáveis demandam tempo de preparo?

Atualmente, é possível encontrar opções nutritivas prontas para consumo, como iogurtes, torradas, sanduíches naturais, barra de cereais, frutas secas e desidratadas, por exemplo. Porém, esses alimentos devem servir como complemento da alimentação e não substituí-las.

Fonte: Revista Personalite

Um comentário:

  1. Olá

    Gostei do blog
    bem elaborado. Curti sua página
    Voltarei para ler outras postagens
    um abraço

    ResponderExcluir