terça-feira, 14 de maio de 2013

Retenção de Líquidos

 Já ouviu a expressão: "Ai to me sentindo tão inchada!!" Pois bem, esse inchaço no corpo ou em partes se chama Retenção de Líquidos.

Isso é algo comum entre as pessoas. Você sente as pernas inchadas no fim do dia, às vezes ficam as marcas da meia ou sapato, até mesmo da costura da calça jeans e sutiã. Esse inchaço é conhecido como edema, um termo médico para inchaço.

Alguns fatores podem favorecer o edema corporal, como: pressão sanguínea, quantidade de sais disponíveis no organismo, sedentarismo, entre outros.

Causas

* Problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
* Doenças de tireóide;
* Remédios (anti-hipertensivos), que podem alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos;
* Reações inflamatórias iguais as reações alérgicas;
* Circulação regional insuficiente.

As pessoas que têm retenção de líquidos podem sentir esse acúmulo nas pernas, nas costas ou em regiões propensas às ações da gravidade.

Exames

Para se ter um diagnóstico exato, o médico pode solicitar exames de sangue que verifiquem as doses de sais e proteínas, exames cardíacos, hepáticos, renais, imunológicos e tireoidianos. Caso o inchaço seja muito grande, as artérias e veias próximas também poderão ser examinadas.

Recomendações

Primeiramente, se você sentir que a roupa ou calçados estão marcando sua pele ou apertando o seu corpo ou sentir o rosto inchado ou somente um lado do corpo ou após a ingestão de remédios, procure um médico imediatamente.

Alguns desses sintomas, como inchaço em um lado do corpo pode ser sinal de trombose.


Um comentário:

  1. Uma forma de cuidar da saúde é ter uma plano de saúde e se consultar regularmente.

    ResponderExcluir