sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Outubro Rosa

O movimento chamado "Outubro Rosa" surgiu nos Estados Unidos, onde haviam diversos estados do país que estavam envolvidos em ações referente ao câncer de mama e mamografia no mês de outubro. Após a aprovação do Congresso Americano, Outubro se tornou o mês de prevenção do câncer de mama na região.

Hoje em dia, o Outubro Rosa é comemorado no mundo todo. O laço na cor rosa está relacionado ao símbolo da luta mundial contra o câncer de mama e foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Em 1990, ocorreu em Nova York uma corrida, chamada "Corrida pela Cura", onde o laço rosa foi distribuído aos participantes. Após essa data, a corrida passou a ser promovida todos os anos na cidade.

Desde 1997, algumas cidades dos Estados Unidos comemoram e promovem ações voltadas à prevenção do câncer de mama. Tais ações tem como objetivo conscientizar a população da prevenção por meio de diagnóstico precoce. 

Para que houvesse interesse no assunto, as cidades colocavam enfeites rosas, laços e até mesmo luzes em locais públicos, abrangendo depois para corridas e desfiles de moda.

Para que a divulgação do movimento fosse maior, passou-se a iluminar prédios, pontes, teatros, entre outros locais para chamar a atenção das mulheres sobre esse assunto importante. As luzes são adequadas à cor rosa indicando que o mês de Outubro é inteiro dedicado ao combate contra o câncer de mama.

Então, aproveite que outubro está no comecinho e corra já fazer o auto exame e procure seu médico. Não deixe para depois. Com saúde não se brinca!



Para maiores informações acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário