quarta-feira, 5 de março de 2014

A importância do colchonete para ginástica

Há um tempinho atrás fiz uma postagem falando sobre como praticar exercícios físicos em casa e hoje eu vou falar sobre a importância do uso de um colchonete de ginástica.

Durante a prática de exercícios físicos, seja em uma academia, em casa ou em uma escola, é necessário fazer uso do colchonete para ginástica na hora de realizar determinados tipos de atividades, como, por exemplo, abdominais, alongamentos, body pump, pilates e yoga, bem como exercícios para levantamento de peso com as pernas e também exercícios de resistência para a definição dos braços. Os exercícios físicos são extremamente importantes tanto por quem busca emagrecer, quanto por quem busca um estilo de vida mais saudável ou passou por algum procedimento estético e precisa se movimentar para obter um melhor resultado.


Postura Corporal

O colchonete para ginástica possui a finalidade principal de manter a postura corporal correta durante cada um dos movimentos praticados, evitando assim que você acabe se machucando ao invés de se exercitar de fato, ocasionando dores fortes no dia seguinte, quando o corpo esfria, o que indica claramente que alguma coisa esteve errada no dia anterior. Dentro desta questão, o colchonete para ginástica consegue manter a coluna reta de acordo com o modo com que você se deita sobre ele. Mas, o ideal é verificar a qualidade do acessório e se o tamanho é ideal para a sua estrutura corporal.


Estofamento ideal x Estrutura corporal

Um colchonete de boa qualidade deve conter bom estofamento, ou seja, o estofamento deve conter uma espessura ideal para que o seu corpo não seja impactado junto ao chão, geralmente de tamanho médio, pois também não é recomendado que o mesmo seja muito alto. Além disso, a espuma deste estofamento deve ser rígida, ou seja, nem mole nem dura, o que influencia diretamente no desempenho do exercício físico realizado. No mercado existem colchonetes azuis e pretos, o que não significa que um é melhor ou pior. Ocorre que cada um é destinado a uma determinada estrutura corporal ou exercício físico.


O colchonete azul é mais largo em tamanho e possui a espuma um pouco mais mole, enquanto o colchonete preto é mais fino em tamanho e possui a espuma um pouco mais rígida, sendo que a superfície de ambos os colchonetes é projetada para não aderir bactérias. Quem possui uma estrutura corporal mais fina, em termos de peso e altura, pode optar por qualquer uma das duas opções, que irão, além de proteger a coluna, dar equilíbrio e sustentação. Já quem possui uma estrutura corporal maior, deve optar obrigatoriamente pelo colchonete mais largo, para ter mais conforto, flexibilidade e segurança.

Impacto x Corpo


Outro ponto a ser pensado é o momento de cada repetição dos exercícios físicos, que requer um tamanho de colchonete para ginástica ideal ao seu corpo. Isso significa que antes de começar a se exercitar, você deve verificar se o tamanho do colchonete para ginástica compreende a altura da sua cabeça até a altura das suas panturrilhas, principalmente se o exercício físico escolhido for o levantamento de peso com as pernas e o corpo posicionado na vertical ao invés das tradicionais abdominais na horizontal, pois de nada adianta proteger a coluna e desproteger completamente os quadris, por exemplo.

Limpeza


Para ter um bom desempenho físico, é importante também que a superfície do colchonete para ginástica não esteja úmida ou repleta de suor. Em um espaço público, por exemplo, alguém pode utilizar o material antes de você, então você deve realizar a limpeza do colchonete que for utilizar, borrifando uma solução de água, álcool ou vinagre primeiramente em um pano seco para depois limpar a superfície do material. Aguarde um pouco até o colchonete secar e também não faça a recomendação ao contrário, ou seja, borrifar a solução diretamente no material.

O que acharam?

OBS: Este não é um post pago.

2 comentários: