quinta-feira, 6 de março de 2014

Toxina Botulínica é eficiente no tratamento da hiperidrose

Caracterizado pelo suor excessivo em áreas do corpo como axilas, pés e mãos, doença acomete cerca de 3% da população mundial


Muitas pessoas já vivenciaram situações de desconforto ou constrangimento causados pela transpiração excessiva. Seja ao cumprimentar alguém ou ao levantar os braços, quem convive com esse problema, na maioria das vezes, desconhece suas reais causas e que, ainda que não seja uma doença grave, possui tratamento. O uso da toxina botulínica é uma das alternativas para minimizar o sintoma da hiperidrose.

"A hiperidrose ocorre pelo excesso de produção de acetilcolina, substância liberada pelo sistema nervoso autônomo, na glândula sudorípara. A toxina botulínica inibe a sua produção, diminuindo assim o suor", diz a dermatologista Maria Bussade, da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD.


O procedimento consiste na aplicação da toxina em lugares onde o suor é mais abundante - axilas, pés e mãos são os mais comuns. O tratamento envolve apenas uma sessão, que costuma durar, em média, 20 minutos. Em uma sessão, pode ser tratada mais de uma região.

O resultado pode ser percebido a partir de 72 horas depois de feito o procedimento, com efeito máximo em 15 dias. A ação da toxina botulínica dura cerca de 6 meses nesta indicação. No entanto, o tratamento não exclui definitivamente a doença, mas reduz o sintoma progressivamente. Em média, são necessárias de uma a duas sessões por ano.

O uso da toxina botulínica em casos de hiperidrose deve ser evitado em gestantes, lactantes, pacientes em uso de cortisona ou que apresentem algum tipo de doença neuro-muscular ou, ainda, em área do corpo com sinais de infecção (ou feridas).


2 comentários:

  1. Hiperidrose não é um doença...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poliana.
      A hiperidrose é considerada uma doença psicossomática que é caracterizada por transpiração excessiva, podendo ser ou não hereditária.
      Obrigada pela visita e por seu comentário!!

      Excluir