quinta-feira, 13 de março de 2014

Fisioterapia: Conheça os diversos tipos de tratamentos e quais são os mais difundidos no Brasil

Nós sempre ouvimos dizer que a fisioterapia é uma ciência que estuda e trata disfunções do corpo, o que é verdade, porém pouco se fala dos diversos tipos de fisioterapia existentes, o que faz parecer que tudo é uma coisa só e pode ser tudo resolvido com apenas um equipamento de fisioterapia, o que não é verdade.


Se você não é especialista no assunto, mas gostaria de conhecer um pouco mais sobre essa área, essa pode ser sua grande oportunidade. O blog Estética Feminina separou algumas das principais formas de tratamento através da fisioterapia para dar uma rápida e, mais simples possível, explicação. Confira abaixo alguns modos dessa ciência:

São nove tipos de tratamentos fisioterapêuticos mais difundidos no nosso país. Uma das mais conhecidas por aqui é a massoterapia, que nada mais é do que uma junção de abordagens terapêuticas que busca a mobilização e/ou a manipulação de segmentos articulares, músculos, nervos e fáscias e trações segmentares e axiais. Os processos de manipulação acabam por estimular a dinâmica circulatória, o que facilita a mobilidade dos tecidos e segmentos.

Outra bastante conhecida é a hidroterapia. Como o próprio nome já diz, a hidroterapia é um tratamento feito em ambiente aquático, como piscinas.


Já a equoterapia, também conhecida como hippoterapia, é uma forma de tratamento com auxílio do cavalo: este influencia o paciente, ao invés do paciente controlá-lo. Ele é colocado sobre o animal e responde ativamente aos seus movimentos, enquanto o terapeuta auxilia com o guia, determinando a direção do percurso, a posição da cabeça e a velocidade do cavalo, assim como analisa as respostas do praticante fazendo os ajustes necessários para cada situação.


Para tratamento de torções ou lesões, é muito comum a utilização de gelo para a recuperação da parte do corpo que sofreu algum tipo de dano. Esse tratamento é conhecido como crioterapia.

Muito conhecido como RPG, a cinesioterapia é a terapia pelo movimento. São procedimentos onde se usa o movimento com os músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso central e periférico, que têm como objetivo recuperar a função dos mesmos. A reeducação postural é um princípio da cinesioterapia: tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Esse tipo de técnica é pouco difundido na Europa.

Além desses tratamentos já citados acima, ainda podemos encontrar a eletroterapia, que utiliza eletricidade para estimular o corpo do paciente, a termoterapia, que é um tipo de tratamento no qual o calor é usado para o tratamento de diversas patologias; fototerapia, que é quando um determinado tratamento é feito através de aparelhos geradores de luz; e a mecanoterapia, que usa aparelhos mecânicos para ajudar no fortalecimento da musculatura.


A acupuntura, que é uma forma medicinal muito tradicional na China, na qual se utiliza agulhas em pontos estratégicos do corpo a fim de trazer relaxamento no paciente, também é considerada uma forma de fisioterapia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário