quinta-feira, 3 de abril de 2014

Stand Up Paddle - O esporte do momento

Original do Havai, o Stand Up Paddle Surf ou SUP é uma forma antiga de surfe, onde beach boys de Waikiki ficavam em pé nas suas pranchas para tirar fotos de turistas que estavam aprendendo a surfar.


Antigamente, professores ficavam em pé nas pranchas, apoiados com um remo para instruir grupos sobre como surfar, pois assim teriam uma visibilidade melhor e também os alunos poderiam ouví-los com facilidade.

A técnica é caracterizada em manter-se de pé na prancha com o auxilio de um remo e se deslocar pela água. Existem 04 modalidades:

- Race: terminar o percurso em menos tempo e antes dos outros competidores. A prancha parece uma canoa e os remos tem uma pá maior para garantir velocidade.


- Wave: Surf clássico com remo. O remo ajuda a fazer manobras e a prancha parece com a do surfe, porém com curvatura ao fundo e três quilhas.


- Freestyle: Seu objetivo é praticar manobras com a ajuda do corpo e do remo.


- Rafting: Indicado para descer rios e cachoeiras.


No Brasil, o SUP ficou conhecido através dos surfistas Haroldo Ambrósio e Jorge Pacelli. Já em outros países, atletas como Laird Hamilton, Gerry Lopez, Dave Kalama e Robbie Naish foram responsáveis por divulgar o esporte desde os anos 90, se estendendo até hoje.

Já pensou em praticar SUP?

Nenhum comentário:

Postar um comentário