quarta-feira, 21 de maio de 2014

Durante a gravidez, posso fazer algum tratamento estético?

Essa é uma dúvida frequente que as mulheres têm durante a gravidez. Devido ao inchaço e retenção de líquidos, muitos indicam algum tratamento estético ou massagem para a gestante fazer para aliviar o incômodo. Mas será que é permitido fazer algum tratamento durante a gestação? Está em dúvida sobre qual fazer?

Confira alguns tratamentos que são liberados e outros que são restritos às gestantes.


Tratamentos Permitidos

1. Drenagem Linfática Manual
O que é: É uma massagem leve que auxilia na diminuição de inchaço causados pela retenção de líquidos, melhora a celulite, contribuindo para a melhora do cansaço.
Dica: É indicado somente no rosto, braços, pés e pernas. A técnica jamais deverá ser aplicada no abdome, pois poderá causar problemas cardiovasculares ao feto. Pessoas com problemas cardíacos, renais e trombose não poderão fazer drenagem linfática em hipótese alguma. Gestantes poderão receber a técnica mediante autorização e prescrição do obstetra e após o terceiro mês de gestação.

2. Massagem Relaxante
O que é: Técnica que auxilia no relaxamento e dores causadas no corpo da gestante.
Dica: As manobras só poderão ser aplicadas nas costas e região lombar.


3. Limpeza de Pele
O que é: Ajuda na limpeza e eliminação de cravos e espinhas ocasionada pela acne gestacional.
Dica: Os produtos utilizados na limpeza de pele em gestantes devem ser indicados conforme a paciente, devendo ser neutro, sem álcool ou ácido, além de ser imprescindível o uso de protetor solar fator 30 ou acima para evitar manchas.

4. Peeling de Diamante
O que é: Utilizando um aparelho indicado, é realizada uma esfoliação suave, sem produtos químicos, onde trata-se manchas e flacidez muscular do rosto. Visto que não utiliza-se produtos químicos, não tem contra indicação.

5. Ofurô
O que é: É uma banho de imersão em ofurô / banheira onde auxilia no relaxamento e cansaço da gestante.
Dica: É indicado buscar temperaturas abaixo de 36º para evitar desmaios e diminuição do fluxo sanguíneo para a placenta, pois afetaria o envio de nutrientes ao feto.

6. Hidratação em Banheira
O que é: Banho em banheira com leite ou chocolate.
Dica: Ajuda no relaxamento da gestante.

Tratamentos Proibidos

1. Massagem Modeladora
O que é: Indicada para redução de medidas, nesta técnica aplicam-se manobras fortes e vigorantes na região a ser tratada. Mas essas manobras podem causar desconforto, dores ou deslocamento da placenta.


2. Peeling Químico
O que é: Como o nome já diz, utiliza-se produtos com ação muito forte. Os principais ativos que consistem nos produtos para o peeling químico são: ácido glicólico, salicílico ou retinoico. Esses ácidos podem chegar ao feto e causar deformidades.

3. Radiofrequência
O que é: É um tratamento que auxilia no estímulo da produção de colágeno. Por utilizar-se de força, o uso do aparelho em tratamento poderá causar parto prematuro.

4. Foto depilação
O que é: Usando luz intensa, a aplicação do aparelho poderá ocasionar no aparecimento de manchas na pele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário