quarta-feira, 25 de junho de 2014

Tratamento para dor de cabeça pode ser feito sem remédios se a causa for muscular

Tensão e má postura corporal são causas de dor crônica e podem ser reduzidas com fisioterapia, indica especialista

A dor de cabeça é um mal que atinge grande parte da população e, em alguns casos, pode ser tratada sem remédios. Uma das causas da cefaleia é muscular, devido a tensões e má postura corporal. Nestes casos, o tratamento com fisioterapia é eficaz. O primeiro passo é procurar um médico para investigar as causas da dor de cabeça e, se constatada a causa muscular, o paciente poderá ser encaminhado para a fisioterapia.


"O músculo tenso acumula e gera mais tensão pelo resto do corpo. Muitas vezes uma dor em outra parte do corpo, como na lombar ou nas pernas, podem causar a dor de cabeça", explica o fisioterapeuta Marcel Sera, especialista no tratamento de dores crônicas.

Sera desenvolveu um método próprio para curar a dor. Para isso, ele combinou diversas técnicas manuais e abriu mão dos tratamentos convencionais, como calor e choques.

O tratamento sem o uso de medicamentos consiste em identificar as tensões do corpo e aliviá-las com a terapia manual nas áreas atingidas. Esse método também ajuda a prevenir as dores. "Esta prática possui uma visão maior do organismo e é capaz de auxiliar na recuperação usando técnicas de mobilizações articulares acessórias, como manipulação visceral, miofascial, craniana e neural".


Formado pela USP (Universidade de São Paulo), com especialização em Fisiologia e Micromecânica, pelo Hospital das Clínicas, e Ortopedia Esportiva, pela UNIFESP, Marcel Sera acredita que o principal diferencial na eficácia do tratamento é o estudo do estilo de vida do paciente. Por isso, para cada um ele aplica uma terapia personalizada, após uma avaliação individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário