segunda-feira, 25 de agosto de 2014

29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo

Todo ano, no dia 29 de Agosto, são realizadas campanhas de alerta relacionadas ao dia nacional do combate ao fumo. Tais campanhas tem como intuito alertar as pessoas sobre os males do cigarro. O seu mal é ocasionado da queima do fumo, que contém mais de 4 mil substâncias químicas. Dessas milhares de substâncias, temos algumas que são cancerígenas.


O vício se dá pela nicotina contida na formulação do cigarro. Após a ingestão da nicotina, o organismo absorve e o cérebro aceita como um sinal que causa a sensação de prazer e bem estar, relaxamento.

Atualmente, existem diversos tratamentos para o curar o tabagismo. Consultar-se com psicoterapeutas, fazer acupuntura, aplicar adesivos ou mascar chicletes de nicotina podem ajudar no tratamento de parar de fumar.


Um dos males comuns do fumo é o câncer de pulmão, onde 90% das pessoas adquirem a doença. Câncer de boca, impotência sexual ou gangrena também são efeitos colaterais causados pelo fumo. Os tratamentos do câncer, nessas situações, são realizados através de quimioterapia, radioterapia ou procedimentos cirúrgicos. Por ser um tratamento bem forte, alguns pacientes podem ficar fragilizados e apresentar alguns efeitos colaterais, como queda de cabelo, feridas na boca, náuseas e vômitos, emagrecimento e anemia.

Pessoas que convivem com fumantes devem tomar cuidado ao inalar a fumaça do cigarro. O efeito colateral é a mesma de um fumante, podendo ocasionar as mesmas doenças, pois a fumaça contém os mesmos componentes do cigarro. Os pais devem tomar cuidado ao fumar próximo seus filhos ou de gestantes.

Para maiores informações acesse: http://brasil.livredefumo.org.br

Vou deixar um vídeo da campanha 2014 "Quem não fuma não é obrigado a fumar"


Nenhum comentário:

Postar um comentário