segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Chá verde e seus benefícios para o corpo

Vamos voltar a alguns milhares de anos atrás para sabermos a história do chá mais conhecido do mundo:

"No ano de 2.737 a.C, o imperador Shen Nung costumava tomar água fervida para ter longevidade e uma vida mais saudável. Em uma tarde, enquanto ele fervia sua água de sempre, algumas folhas voaram e caíram em seu pote. Ele experimentou e adorou o sabor, batizando esse chá de 'bebida dos céus'."


O chá verde tem origem chinesa e corresponde de 80 a 90% da produção do produto em seu país. Sua composição pode ter diferentes sabores e nutrientes, visto que ele é cultivado em várias partes do mundo e em cada lugar o adubo, solo e tratamento acabam sendo diferentes.

Sabe-se que o chá verde tem propriedades que auxiliam na saúde, emagrecimento e ajuda na quebra de gordura corporal, pois acelera o metabolismo.


Benefícios do chá verde

Combate o colesterol: Reduz a absorção do colesterol ruim (LDL) no intestino por meio das EGCG. 

Saciedade: Ingerir o chá em quantidade recomendada ajuda na inibição do apetite.

Acelera o metabolismo: Por ter efeito termogênico, aumenta a ação de queima e oxidação da gordura, aumenta a ação do metabolismo e evita que a energia do corpo se torne gordura.

Melhora o humor: Aumenta a produção de dopamina e serotonina, que estão ligadas ao cérebro e transmitem a sensação de bem estar. Além disso, ajudam a elevar a sensação de relaxamento, equilibram a noradrenalina que está relacionada com a ansiedade.

Poder antioxidante: As catequinas que compõem o chá verde tem uma função poderosa de combater os radicais livres. Devido a isso, auxiliam na prevenção e no tratamento de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e envelhecimento da pele. De acordo com estudos, mulheres que consumiram o chá verde tem menos chance de ter câncer de mama.

O indicado é consumir o chá verde em até 600ml, pois acima disso, podem ocorrer efeitos colaterais como insônia e gastrite. Também contribuirá com a redução da absorção de nutrientes como ferro e cálcio, prejudicando as mulheres na fase da menopausa. O ideal é tomar o chá verde durante as refereições.


Contra Indicações do chá verde

- Gestantes
- Pessoas com hipertireoidismo
- Hipertensos
- Pessoas com glaucoma
- Irritações gástricas

OBS: Consulte seu médico antes.


Um comentário: