sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Cuidados com as crianças no verão

Os dias ensolarados são bastante convidativos, mas é preciso tomar alguns cuidados com as crianças durante o período quente.  Usar protetores solares, ingerir bastante líquidos e evitar locais abafados são algumas dicas para proteger os pequenos durante este períodoAfinal, no verão nos deparamos com alguns problemas de saúde e muitos deles atingem as crianças.


Os problemas de pele são os grandes vilões da estação. Micoses, alergias e queimaduras devido a exposição ao Sol, contato com areia, água imprópria, piscinas e temperaturas altas, costumam atacar a criançada e deixar os pais de cabelo em pé.

Outro motivo de preocupação é a intoxicação alimentar, visto que as crianças acabam muitas vezes ingerindo alimentos que passaram o dia todo embaixo do Sol e também durante sua estadia na praia acabam contaminando os alimentos na areia e nas mãos que não estão limpas.

Além disso, a ala infantil é alvo das viroses do verão, devido a grande concentração de pessoas que aproveitam as férias e o calor para viajar.


Confira algumas dicas da pediatra Dra. Renata Castro, da FACIS (Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo) para aproveitar ao máximo os belos dias de verão sem preocupações:

* Usar protetores solares a cada duas horas, sempre que a criança for exposta ao sol.
* Sempre checar a indicação de idade dos bloqueadores solares, bem como se o fator é adequado à pele do seu filho.
* Crianças menores de seis meses não devem ficar expostas ao sol.
* Evitar exposição ao sol durante o período entre 10 e 14h, faixa em que a incidência dos raios solares é mais forte e nociva à pele.
* Preferir ambientes mais frescos e ventilados.
* Ingerir líquidos como água e sucos naturais, para prevenir desidratações.
* Preferir alimentos frescos e higienizados.
* Evitar alimentos com alto teor de gorduras, além de frituras.
* Em caso de exposição extrema ao sol, desidratação ou intoxicação alimentar, é preciso procurar um médico com urgência.
* Se a criança tiver queimações com a presença de bolhas, não fure ou estoure as bolhas, sempre procure ajuda médica.
* Chapéus e bonés também são ótimos aliados durante os dias quentes.
* Repelentes podem ser usados, além dos protetores solares, quando a criança estiver em lugares com presença de insetos.

Os cuidados, tanto para as crianças, quanto para os adultos, devem ser frequentes durante todo o ano, mas redobrar a atenção durante o verão não faz mal a ninguém. Em caso de dúvidas, sempre procure a ajuda de um especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário