segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Cuidado com a sua coluna durante o Carnaval

A Folia de Momo está acontecendo, mas antes de cair no samba é importante ficar de olho em sua saúde e dar uma atenção especial à sua coluna vertebral. O samba é uma atividade aeróbica que mexe com músculos e articulações e apesar dos benefícios, o médico ortopedista especializado em cirurgia de coluna, Dr. Juliano Lhamby, explica que o folião deve tomar alguns cuidados para não fazer sua coluna "sofrer". "Sabemos que a maioria das passistas usam salto alto e essa utilização apresenta riscos não só para a coluna como também para o joelho e pé, aumentando as dores nas costas e lesões por conta de quedas", alerta o profissional.



Além do salto alto, o peso de instrumentos musicais e fantasias também sobrecarregam a coluna e podem sim provocar outras lesões principalmente na região lombar e cervical. "Carregar peso de forma errada e durante muito tempo acarreta problemas como a lombalgia e a cervicalgia", completa Dr. Juliano.

Mas as dicas não são apenas para foliões que cairão no samba. Quem vai pegar  estrada e ficar parado nos congestionamentos ou para os motoristas que percorrerão grandes distâncias, a dica é descer do carro e alongar. "O ideal é que tanto motoristas como passageiros façam alongamentos a cada duas horas. Isso evita posturas viciosas que possam produzir dor", diz o médico.



Confira outras dicas do profissional e curta o carnaval

- Alongamento é necessário antes de qualquer atividade. Com o samba não é diferente, alongue-se;
- Evite o salto alto;
- Evite exposição excessiva ao sol e não esqueça o protetor solar;
- Hidratação é a palavra de ordem;
- Use roupas leves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário